Início » “Reuters” afirma que empresa de Elon Musk está desenvolvendo satélites espiões para os EUA
Tecnologia

“Reuters” afirma que empresa de Elon Musk está desenvolvendo satélites espiões para os EUA

A SpaceX, a empresa liderada pelo magnata Elon Musk, está atualmente em processo de desenvolvimento de uma extensa rede composta por centenas de satélites de vigilância, conforme reportado pela agência de notícias Reuters. Essa rede está projetada para ter a capacidade de capturar imagens de praticamente qualquer local ao redor do globo terrestre.

De acordo com informações obtidas pela Reuters através de cinco fontes familiarizadas com o acordo estabelecido pela Starshield, uma divisão da SpaceX, um contrato avaliado em US$ 1,8 bilhão foi firmado em 2021 com o NRO (National Reconnaissance Office), a agência governamental dos Estados Unidos encarregada de conceber, construir e operar os satélites de vigilância do país.

O NRO conta com a participação de membros da Força Espacial dos EUA e da CIA (Central Intelligence Agency). A agência fornece imagens de satélite de natureza confidencial para o Pentágono e outras entidades de inteligência do país.

Segundo fontes consultadas pela agência, caso o projeto da SpaceX alcance sucesso, a capacidade do governo e das forças armadas dos Estados Unidos de identificar potenciais alvos aumentará consideravelmente.

Os satélites de vigilância seriam capazes de monitorar alvos terrestres e compartilhar essas informações com as agências de inteligência e autoridades militares dos EUA. Isso possibilitaria ao governo norte-americano obter imagens contínuas das atividades em solo em quase qualquer região do planeta.

Até o momento, a SpaceX não respondeu aos pedidos de comentários feitos pela Reuters. O NRO, por sua vez, afirmou que está colaborando com outras agências governamentais, empresas, instituições de pesquisa e nações em seus esforços.

Sem citar a SpaceX, um porta-voz declarou que o NRO “está desenvolvendo o mais capaz, diversificado e resiliente” sistema de inteligência e vigilância “que o mundo já viu”.

Com informações de Poder 360

source