Os carros elétricos estão conquistando espaço no cenário automotivo devido à sua contribuição para a redução da emissão de poluentes durante o funcionamento. No entanto, o professor de engenharia elétrica da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Fabio Delatore, destaca que o processo de fabricação desses veículos emite a mesma quantidade de poluentes que um carro a combustão. Segundo ele, para que a emissão de poluentes de um veículo elétrico seja menor do que a de um equivalente a combustão, considerando o processo de fabricação e o uso nas ruas, é necessário um ciclo de 100 mil quilômetros rodados.
Além disso, os altos valores dos carros elétricos levantam dúvidas sobre sua relação custo-benefício. Delatore ressalta que, por serem uma novidade, os veículos elétricos tendem a ser mais caros, mas também destacou algumas vantagens, como a menor emissão de poluentes, o menor valor por quilômetro rodado devido à manutenção mais barata e a possibilidade de modificações nos sistemas de tração.
No que diz respeito à autonomia, os carros elétricos são equiparáveis aos veículos a combustão da mesma categoria. Entretanto, Delatore aponta que a velocidade de recarga pode influenciar nos custos, sendo mais cara quanto mais rápida for a recarga.
O professor também menciona oportunidades na forma de carregamento, como a geração de energia solar e o armazenamento em baterias de segunda vida. Ele destaca que a FEI possui expertise na área, coordenando projetos como o Fórmula Elétrico, que se tornou bicampeão nacional na competição da SAE Brasil.
Apesar de ser um mercado mais modesto que no continente europeu, o Brasil tem visto um aumento no número de emplacamentos de carros híbridos e elétricos. Em janeiro de 2023, foram 4.503 unidades emplacadas, um crescimento de 76% em relação ao ano anterior. Delatore ressalta o investimento em infraestrutura para viabilizar o uso de veículos elétricos, com quase 3 mil postos de recarga nas principais cidades do país e expectativa de aumento desse número nos próximos anos.
Com informações da revista Carros.