Início » Google faz anúncio e revela novo recurso que promete atrapalhar ação criminosa; entenda
Tecnologia

Google faz anúncio e revela novo recurso que promete atrapalhar ação criminosa; entenda

Na quarta-feira, 15 de maio de 2024, o Google anunciou um novo recurso para proteger celulares Android contra roubos. Alimentada por inteligência artificial (IA), essa tecnologia bloqueará a tela dos aparelhos ao identificar “movimentos comuns associados ao roubo”.

Por exemplo, o bloqueio ocorrerá quando alguém retirar o celular da mão do proprietário e tentar fugir com ele. O Google explicou que esse “bloqueio de detecção de roubo” é um recurso poderoso que utiliza IA para identificar movimentos suspeitos, como correr, andar de bicicleta ou sair rapidamente com o aparelho.

Se um movimento típico de roubo for detectado, a tela do telefone será bloqueada imediatamente, impedindo que os ladrões acessem facilmente os dados.

Além disso, o aparelho será bloqueado se permanecer desconectado por longos períodos ou se houver várias tentativas de autenticação sem sucesso.

A Google também disponibilizará atualizações em seu sistema operacional para:

  • Impedir que um ladrão restaure o celular;
  • Oferecer um espaço privado para ocultar aplicativos confidenciais;
  • Criar etapas adicionais para alterar configurações confidenciais do dispositivo e proteger os dados;
  • Aprimorar a autenticação para proteger o equipamento, mesmo se o ladrão souber a senha.

Esses recursos de segurança visam ajudar os usuários a proteger seus dispositivos e dados “antes, durante e após tentativas de roubo”. As funcionalidades serão lançadas por meio de atualizações do Google Play Services ainda este ano e abrangerão aparelhos executando Android 10+ e Android 15.

source