Início » Essas atividades domésticas ajudam a reduzir problemas cardíacos
Saúde

Essas atividades domésticas ajudam a reduzir problemas cardíacos

Reprodução: Internet

Uma pesquisa recente liderada pela Universidade de Sydney revelou que atividades cotidianas simples, como limpar o chão de casa, subir escadas e até mesmo agachar-se para lavar roupa, podem ajudar a minimizar os riscos de ataques cardíacos e derrames. De acordo com o estudo, realizar essas atividades, mesmo por períodos curtos, é benéfico para a saúde cardiovascular.

Os cientistas acompanharam mais de 25 mil adultos no Reino Unido ao longo de oito anos, nenhum dos quais praticava atividade física ou exercícios formais. Eles foram monitorados por dispositivos de pulso, que registravam seus padrões de atividade física e a intensidade do esforço realizado.

Os resultados mostraram que períodos de atividade física moderada a vigorosa, mesmo em curtos intervalos, estavam associados a uma redução significativa nos eventos cardíacos graves, diminuição do risco de mortalidade e redução do risco de AVC.

A movimentação consistente, com duração de pelo menos um a três minutos, foi associada a uma queda de 29% no risco de AVC e ataque cardíaco, e uma redução de 44% na mortalidade. Os cientistas concluíram que quanto mais atividade física é praticada, menores são os riscos.

O principal autor do estudo, Matthew Ahmadi, enfatizou que essas descobertas são encorajadoras. Ele explicou que as pessoas podem potencialmente reduzir o risco de eventos cardíacos graves ao se envolverem em atividades de intensidade moderada durante o dia, movendo-se continuamente por períodos de 3 a 10 minutos.

Ahmadi destacou que esse tipo de atividade é acessível e pode ser praticado por qualquer pessoa, mesmo aquelas que não podem realizar exercícios formais. Ele enfatizou que qualquer tipo de atividade é benéfica para a saúde, mas quanto mais esforço é colocado nessas atividades diárias e quanto mais tempo é mantida essa energia, mais benefícios são prováveis de serem obtidos.

source