Início » Diagnóstico que afeta Anderson do Molejo é raro; entenda
Saúde

Diagnóstico que afeta Anderson do Molejo é raro; entenda

O vocalista da banda Molejo, Anderson Leonardo, foi hospitalizado novamente em 27 de fevereiro devido a dores intensas, após seu diagnóstico de câncer em 2022. De acordo com um comunicado da banda, ele está passando por imunoterapia, um tratamento destinado a fortalecer o sistema imunológico para combater a progressão da doença.

Em 2022, Anderson revelou publicamente seu diagnóstico, sem especificar a localização do tumor, mas indicando que já estava em tratamento. Agora, é revelado que o câncer afeta a região inguinal, sendo uma forma rara que atinge o pênis e o ânus.

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia mostram que 1933 homens foram diagnosticados com câncer de pênis no Brasil entre janeiro e novembro de 2022, com 459 casos resultando em amputação. O câncer anal, mais incomum, representa 4% de todos os cânceres do intestino grosso, conforme a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (Fecon).

Além de sua batalha contra o câncer, Anderson enfrentou uma embolia pulmonar em setembro do ano passado, conforme relatado anteriormente. Recentemente, ele compartilhou um vídeo nas redes sociais recebendo comida da mãe enquanto estava hospitalizado.

O câncer inguinal, de acordo com o oncologista Túlio de Oliveira César, pode originar-se em diversas áreas, incluindo membros inferiores, região anal, pênis e pelve, embora não esteja claro onde começou no caso do artista.

O tratamento varia e pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e hormonioterapia, além da imunoterapia que Anderson está recebendo.

O diagnóstico de um caroço na virilha deve ser avaliado por um clínico-geral, que pode solicitar exames físicos, de imagem e biópsias conforme necessário.

A prevenção do câncer envolve hábitos saudáveis, como higiene diária do pênis, uma dieta balanceada com fibra, pouca gordura e redução de carne vermelha processada e embutidos para o câncer anal, e a vacinação contra o HPV para mulheres como medida preventiva para cânceres pélvicos.

Veja outras recomendações do Ministério da Saúde que podem auxiliar a prevenir câncer em geral:

  • Não fumar;
  • Ter um peso saudável;
  • Praticar atividade física;
  • Amamentar (protege as mães de câncer de mama);
  • Tomar vacina contra hepatite B;
  • Evitar exposição excessiva ao sol em horários inadequados – Entre 10 e 16h;
  • Evitar exposição a agentes cancerígenos no trabalho (agentes químicos, físicos e biológicos).

Com informações de SBT News

source