Início » Alerta: surto de ‘bactéria mortal’ atinge níveis críticos no Japão
Saúde

Alerta: surto de ‘bactéria mortal’ atinge níveis críticos no Japão

Os registros oficiais indicam que o Japão enfrenta um aumento sem precedentes de infecções pela síndrome do choque tóxico estreptocócico (STSS), com 977 casos e 77 mortes até março deste ano.

Este número supera o recorde anterior de 941 casos em 2021. O STSS, causado principalmente pela bactéria streptococcus do grupo A, pode levar a febre, dores musculares, vômitos e, em casos graves, choque e falência de múltiplos órgãos.

Apesar das medidas de controle da Covid-19 terem reduzido as infecções por streptococcus A, o relaxamento dessas medidas resultou em um aumento global de casos. Especialistas sugerem que a diminuição da exposição a bactérias durante a pandemia pode ter enfraquecido o sistema imunológico das pessoas, tornando-as mais suscetíveis à infecção.

A causa exata do aumento de casos no Japão ainda é desconhecida, e até mesmo os idosos com feridas abertas ou aqueles que passaram por cirurgias recentes estão em risco. Quase metade dos infectados com STSS não sabem como contraíram a bactéria.

O professor Ken Kikuchi sugere que o fortalecimento da imunidade através da exposição constante a bactérias foi comprometido durante a pandemia, contribuindo para o aumento dos casos.

source