Início » Técnico da seleção de basquete anuncia demissão em defesa a colega Diego Falcão; entenda o caso
Política

Técnico da seleção de basquete anuncia demissão em defesa a colega Diego Falcão; entenda o caso

José Neto não é mais o técnico da Seleção Brasileira Feminina de basquete. Ele entregou seu pedido de demissão nesta quinta-feira (27) após o preparador físico Diego Falcão, que fazia parte de sua comissão técnica, ser desligado da equipe.

Falcão foi demitido após as atletas manifestarem desconforto com o fato de ele ter se posicionado favoravelmente ao Projeto de Lei 1.904/2024, conhecido como PL do Aborto, que está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Em um comunicado publicado nas redes sociais, Zé Neto defendeu o colega e justificou sua saída da seleção com base em “princípios e valores da minha fé”.

“Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o preparador físico da Seleção Brasileira feminina de basquetebol, Diego Falcão, profissional com quem trabalho há 17 anos e sempre escolhi para estar comigo nos últimos clubes e seleções em que fui o treinador; também seguindo os princípios e valores da minha fé, da qual devo tudo o que sou e tenho, quero comunicar que hoje deixo meu cargo de treinador da Seleção Brasileira Feminina de Basquete”, afirmou o técnico em sua conta no Instagram.

José Neto foi bicampeão dos Jogos Pan-Americanos, campeão Sul-Americano e campeão da AmericupW enquanto esteve à frente da Seleção Brasileira Feminina de basquete.

A Confederação Brasileira de Basquete (CBB) agradeceu ao técnico pelo seu trabalho e desejou boa sorte em sua carreira profissional.

O caso teve início quando Diego Falcão compartilhou uma postagem do Padre Paulo Ricardo na última sexta-feira (21). O religioso afirmava: “Eu não sei como você foi concebido, se em pecado, não sei se nasceu de um estupro ou de um casamento sacramentado, não me importa. Desde toda a eternidade Deus sonhou com você! A vida não é um fardo, meu irmão, é uma benção.”.

Diego Falcão concordou com as palavras do padre, escrevendo “simples assim”. Além disso, ele compartilhou uma ilustração de Madre Teresa de Calcutá segurando uma criança no colo, com o seguinte texto creditado a ela: “Qualquer país que aceite o aborto não está ensinando o seu povo a amar, mas a usar qualquer violência para conseguir o que deseja”.

Essas publicações causaram desconforto entre as atletas, que alegaram minimização da violência sexual contra a mulher. Clarissa e Damiris se manifestaram em suas redes sociais, e outras jogadoras também se posicionaram.

A CBB acolheu as reclamações das atletas e dispensou Diego Falcão da Seleção. O deputado federal Luiz Lima (PL-RJ) criticou a postura da CBB e protocolou um convite ao Presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Guy Peixoto Jr., para esclarecimentos.

José Neto, ao curtir a postagem do deputado, aumentou o desconforto entre as atletas. Diego Falcão também recebeu apoio do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que manifestou solidariedade nas redes sociais.

A CBB informou que não irá se posicionar sobre o caso.

source