Início » Ministério da Defesa planeja concurso público para substituir militares por civis; entenda
Política

Ministério da Defesa planeja concurso público para substituir militares por civis; entenda

Foto: Alexandre Manfrim/ Folha Dirigida

A seleção será para preencher cargos atualmente ocupados por militares, com o objetivo de fortalecer o quadro de pessoal do Ministério

Com o objetivo de reduzir a dependência de militares e fortalecer seu quadro de pessoal, o Ministério da Defesa do Brasil está planejando um concurso público. Este concurso tem como meta preencher até 300 vagas efetivas.

Atualmente, o Ministério da Defesa conta com aproximadamente 250 servidores, que foram cedidos de outros órgãos. A grande maioria desses servidores são militares provenientes das Forças Armadas, que incluem a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.

Vale ressaltar que, do quadro atual do Ministério, somente 66 servidores são efetivos, ou seja, foram admitidos através de concursos públicos anteriores.

A realização de um novo concurso público foi confirmada pelo Ministério da Defesa. A seleção será para preencher cargos da própria pasta que atualmente estão ocupados por militares. No entanto, o número exato de vagas e os cargos que serão oferecidos ainda não foram definidos.

O concurso do Ministério da Defesa está em fase de estudo e, portanto, ainda não há prazos definidos. Segundo informações apuradas pela CNN, a seleção poderá oferecer 300 vagas. Estuda-se a criação de uma estrutura que contemple cargos de assistentesanalistas e especialistas em Defesa.

A criação desses cargos seria uma medida prioritária para diminuir a dependência de militares. Atualmente, a pasta conta com cerca de 250 servidores cedidos de outros órgãos, a maioria dos quais são militares das Forças Armadas.


Censipam

Vinculado ao Ministério da Defesa, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) teve um recente aval publicado e vai poder preencher mais 60 oportunidades temporárias. As contratações serão para atender a encargos temporários e excepcionais desenvolvidos no âmbito dos projetos do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) e do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

O recrutamento das pessoas se dará por meio de processo seletivo simplificado. O prazo para publicação do edital é de seis meses, devendo ser publicado até abril deste ano. O concurso Censipam conta com 200 vagas efetivas, divididas entre 50 vagas imediatas e mais 150 para a formação de um cadastro de reserva.

Folha Dirigida

source