Início » Irmãos Batista entram no ramo de petróleo e gás com aquisição milionária
Política

Irmãos Batista entram no ramo de petróleo e gás com aquisição milionária

foto: Reprodução

A Fluxus, empresa dos empresários Joesley e Wesley Batista que atua no setor de óleo e gás, anunciou a aquisição da Pluspetrol Bolívia, uma petroleira independente que opera 412 mil barris de óleo equivalente por dia e possui três campos na bacia Tarija-Chaco. O valor da transação não foi divulgado.

Os campos Tacobo, Tajibo e Yacuiba produzem atualmente aproximadamente 100 mil metros cúbicos de gás natural por dia, com potencial para mais de um milhão de metros cúbicos diários. Além das reservas de gás, os ativos adquiridos incluem duas estações de tratamento de gás e capacidade para transportar a produção para os mercados da Bolívia, Brasil e Argentina.

O CEO da Fluxus, Ricardo Savini, destacou que a aquisição fortalece a presença da empresa na região e amplia seu alcance no mercado, criando uma base sólida para a expansão das atividades de exploração e produção no país. Savini, fundador e ex-presidente da 3R Petroleum, enfatizou que o movimento é estratégico para a Fluxus, que foca na América Latina e vê a Bolívia como uma fonte importante de hidrocarbonetos para a produção de gás.

A ideia é criar uma multinacional latino-americana de óleo e gás. O Grupo J&F, controlado pelos irmãos Batista, entrou no setor no final de 2023, adquirindo a Fluxus. Fundada em 2023, a Fluxus está em fase final de transição para operar o campo Centenário em Neuquén, na Argentina.

Além da Fluxus, Joesley e Wesley Batista controlam o Grupo J&F, um conglomerado com empresas de alimentos (JBS), celulose (Eldorado Brasil), energia (Âmbar), mineração (J&F Mineração), serviços financeiros (Picpay), higiene e cosméticos (Flora) e comunicação (Canal Rural).

source