Início » Países africanos têm “potencial enorme” para crescimento do português no mundo
ONU

Países africanos têm “potencial enorme” para crescimento do português no mundo

No início deste mês, Portugal copresidiu, em Nova Iorque, um encontro preparatório para a Quarta Conferência de Financiamento para o Desenvolvimento. O evento ocorrerá em junho próximo em Sevilha, na Espanha.

Na ONU, a nação europeia é uma das mais ativas em ações para implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, até 2030. É para esse ano também, que o programa de governo português fixou o prazo de fazer de seu idioma materno uma língua oficial das Nações Unidas.

Brasil e Timor-Leste

Uma empreitada que Portugal quer executar ao lado de outras nações como Timor-Leste e Brasil. O país sul-americano abriga, atualmente, cerca de 80% dos falantes do português, um movimento que tende a mudar até o fim do século quando a maior parte dos falantes estará na África. Nessa entrevista à ONU News, em Nova Iorque, o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Nuno Sampaio, afirma que a língua portuguesa, que já é a mais falada no Hemisfério Sul, conta ainda com o reforço de mudanças demográficas na África. E que os países africanos têm enorme potencial para a promoção internacional do idioma.

“Tem que haver esperança”

“Os países africanos de língua oficial portuguesa: Angola e Moçambique têm um potencial enorme sobretudo não só o crescimento demográfico. África. África é o continente do futuro, onde há nascimentos, onde há juventude. Há esperança. Tem que haver esperança por mais difíceis que possam ser as dificuldades do presente. Evidentemente que a presença da língua portuguesa em África é muito importante. E é um fator. Não é apenas um instrumento de comunicação.  É, de facto, um fator de ligação. E é muitas vezes um fator de ligação dentro de muitos países que são multilinguísticos. Mas é também um fator de ligação entre África e a Europa, entre a Europa e a América Latina fazendo um triângulo estratégico que Portugal vê como muito importante. A língua portuguesa já é a mais falada no Hemisfério Sul e continua a crescer. E recorde: não foi há muitos anos, que nós dizíamos que o português era falado por quase 200 milhões de pessoas. Agora já falamos de 300 milhões de pessoas e como disse bem, está a crescer.  E temos que ver isso como positivo e como uma oportunidade.”

Parceria com Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

Ao todo, nove países têm o português como língua oficial. Seis nações na África, Brasil, Portugal e Timor-Leste além da Região Administrativa de Macau, na China.

As Nações Unidas têm duas línguas de trabalho no Secretariado: francês e inglês, e seis idiomas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo.

Segundo Portugal, o trabalho de promoção do português em organizações internacionais e no cenário global é realizado em colaboração com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, que é umas das organizações regionais parceiras das Nações Unidas.

source