Início » Guterres condena escalada da violência entre Iêmen e Israel após ataques
ONU

Guterres condena escalada da violência entre Iêmen e Israel após ataques

O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou a escalada da violência entre Iêmen e Israel após bombardeios israelenses que teriam matado pelo menos três pessoas.

Em nota, Guterres disse que a lei internacional deve ser respeitada a todo o tempo.

Riscos graves a operações humanitárias

Um membro da tripulação humanitária da ONU ficou ferido no bombardeio que atingiu portos no Mar Vermelho, estações de eletricidade e o Aeroporto Internacional de Sanaa, capital do Iêmen.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, estava no aeroporto liderando uma delegação de alto nível no momento da ofensiva. Numa rede social, Tedros relatou o que presenciou.

Os ataques ocorrem durante um ano de escalada de ações pelos rebeldes houthis no Mar Vermelho e na região. A violência dos houthis também ameaça civis, a estabilidade regional e a liberdade de navegação marítima. Várias embarcações foram atacadas ou afundadas durante 2024.

Ataques contra embarcações proliferam no Mar Vermelho

António Guterres afirmou que os bombardeios de Israel nos portos do Mar Vermelho e no aeroporto de Sanaa representam riscos graves às operações humanitárias.

ONU pede libertação de todos os presos arbitrariamente

O chefe da ONU permanece “profundamente preocupado” com a situação e pede contenção e o fim de todas as ações militares. 

Guterres enfatizou que a lei internacional e a lei humanitária internacional têm de ser respeitadas e aplicadas todo o tempo. Ele voltou a pedir o respeito a instalações de infraestrutura civil.

Guterres encerrou a nota pedindo a libertação imediata e incondicional de todo o pessoal da ONU e outros funcionários de organizações presos arbitrariamente pelos houthis.

source