Início » União Brasil pede cassação de Chiquinho Brazão por infidelidade partidária
Nacional

União Brasil pede cassação de Chiquinho Brazão por infidelidade partidária

Caio Barbieri União Brasil pede cassação de Chiquinho Brazão por infidelidade partidária

União Brasil pede cassação de Chiquinho Brazão por infidelidade partidária
Caio Barbieri

União Brasil pede cassação de Chiquinho Brazão por infidelidade partidária

O partido União Brasil solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) a cassação do mandato do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), sob a acusação de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

O União Brasil alega que a gravidade das acusações vai contra os princípios democráticos e o Estado de Direito, fundamentais para a legenda.

Segundo o partido, a prisão de Chiquinho Brasão no contexto da investigação do crime que chocou o país representa uma ameaça aos valores defendidos pelo União Brasil, que tem como um dos pilares a defesa da democracia e do regime do Estado de Direito.

Em março, a Executiva Nacional do partido expulsou o deputado por unanimidade, alegando que sua permanência no cargo poderia prejudicar a integridade representativa e a confiança pública no sistema político.

Caso o mandato de Chiquinho Brazão seja cassado, o primeiro suplente, Ricardo Abrão, assumirá a vaga na Câmara dos Deputados. No entanto, o Ministério Público Eleitoral defende a rejeição do pedido do União Brasil, argumentando que a infidelidade partidária só ocorre quando há um desligamento por iniciativa do filiado, conforme jurisprudência do TSE.

Além do processo no TSE, Chiquinho Brazão também é alvo de um processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Na próxima terça-feira, o conselho se reunirá para ouvir as testemunhas indicadas pela deputada Jack Rocha (PT-ES), relatora do caso.

The post União Brasil pede cassação de Chiquinho Brazão por infidelidade partidária first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional