Início » URGENTE: morr3 o lendário narrador esportivo Silvio Luiz
Esportes

URGENTE: morr3 o lendário narrador esportivo Silvio Luiz

O narrador esportivo Silvio Luiz faleceu aos 89 anos de idade. A notícia foi confirmada na manhã de quinta-feira (16) pelos amigos Everaldo Marques e Márvio Lúcio, conhecido como Carioca.

Em uma emocionante homenagem, Carioca compartilhou: ‘Nossa última foto. Descanse em paz, meu ídolo, amigo, pai e companheiro de trabalho. Muito obrigado, Senhor, por ter colocado Silvio Luiz em minha vida. Inacreditavelmente, era um menino que o amava pela TV, e depois nos tornamos amigos e colegas de trabalho. Silvio, te amarei para sempre. Você é um exemplo, e quero seguir seus passos, trabalhando no que amo até o final. Te amo ♥. Um beijo para Márcia, Ale, Andre e Teca…’

Carioca lamenta morte de Silvio Luiz — Foto: Reprodução/Instagram

Everaldo Marques também lamentou a perda: ‘Em um dos dias mais tristes da história do jornalismo esportivo, recebemos a notícia da partida de Silvio Luiz. Sua linguagem única marcou de forma inigualável as transmissões esportivas na TV. Costumo dizer que ele, Galvão Bueno e Luciano do Valle formam e sempre formarão a Santíssima Trindade da narração esportiva na TV. Que dia devastador.’

Everaldo Marques lamenta morte de Silvio Luiz — Foto: Reprodução/Instagram

Silvio Luiz estava internado desde o dia 7 de abril, quando se sentiu mal durante a transmissão da final do Paulistão, ao lado de Márvio Lúcio (Carioca) e Marcos Chiesa (Bola). Ele permaneceu 23 dias sob observação e, em 11 de maio, foi novamente hospitalizado no Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo, onde foi intubado e ficou em coma induzido.

Um dos grandes nomes do esporte no Brasil, Silvio foi o locutor criador de bordões memoráveis, como ‘pelas barbas do profeta’ e ‘confira comigo no replay’. Narrou importantes campeonatos ao longo da vida, incluindo Copas do Mundo, e desde 2022, comentava as disputas futebolísticas com os humoristas Bola e Carioca.

Silvio Luiz entre Márvio Lúcio e Marcos Chiesa — Foto: Reprodução/Instagram

Antes de se dedicar ao esporte, Silvio Luiz teve uma breve passagem pelas telinhas. Em 1958, trabalhou como ator na novela ‘Éramos Seis’, na TV Record, interpretando Julinho, filho dos protagonistas. Posteriormente, esteve no elenco de ‘Cela da Morte’, também na mesma emissora, marcando sua última participação em telenovelas.

Silvio Luiz — Foto: Reprodução/Instagram

Em 1985, Silvio Luiz formou-se como árbitro de futebol na Escola de Árbitros da Federação Paulista de Futebol e manteve-se ativo no esporte até sua morte.

Sua trajetória na mídia brasileira inclui passagens por diversas emissoras, como TV Record, TV Paulista, Rádio Bandeirantes, Rádio Record, TV Excelsior, SBT e Band. Na década de 1970, ocupou o cargo de diretor de programação na TV Record. Posteriormente, consolidou sua carreira como locutor esportivo, alcançando destaque como narrador principal em várias transmissões de jogos e cobrindo múltiplas Copas do Mundo.

Silvio Luiz deixa a esposa, a cantora Márcia, com quem se casou em 1969, e três filhos.

source