Início » Famosa atleta paralímpica que fez história na natação mundial morre aos 37 anos
Esportes

Famosa atleta paralímpica que fez história na natação mundial morre aos 37 anos

Na madrugada desta segunda-feira (18), aos 37 anos de idade, faleceu a renomada atleta paralímpica Joana Neves, também conhecida como “Peixinha”. Sua equipe de natação confirmou o triste acontecimento por meio das redes sociais, embora a causa do óbito não tenha sido divulgada. Joana Neves deixou sua marca na história da natação mundial, conquistando inúmeras medalhas em prestigiadas competições internacionais.

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento da renomada atleta paralímpica Joana Neves, ocorrido durante a madrugada de hoje. Joana era uma inspiração para todos nós, não apenas pelo seu talento esportivo, mas também pela sua determinação, coragem e espírito resiliente”, disparou o time da atleta por meio de um post feito no seu perfil oficial do Instagram.

“Joana deixou um legado marcante no mundo do esporte paralímpico, conquistando inúmeras medalhas e admiradores ao redor do mundo. Sua dedicação e paixão pelo esporte serviram de exemplo para muitos, e seu impacto será lembrado e celebrado por gerações.”

“Neste momento de luto e dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, amigos e colegas de equipe de Joana Neves. Que encontrem conforto e forças para superar essa perda irreparável. Informaremos em breve o local e horário em que o corpo de Joana será velado, para que todos os que desejarem prestar suas últimas homenagens possam fazê-lo”, acrescentou.

E concluiu: “Que a memória de Joana Neves permaneça viva em nossos corações, inspirando-nos a perseguir nossos sonhos com a mesma determinação e paixão que ela demonstrou ao longo de sua vida. Descanse em paz, querida Joana. Seu espírito valente e sua luz continuarão a brilhar em nossas lembranças para sempre”.

A nadadora começou a se sentir mal na noite do domingo (17), no Centro de Treinamento Paralímpico, e foi levada ao hospital. No entanto, ela teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. A atleta potiguar nasceu com acondrosplastia, condição conhecida por afetar o crescimento dos ossos, e passou a nadar por recomendação de um médico.

Ao todo, ela participou de 6 competições mundiais de natação, levando 18 medalhas. Isso sem contar suas vitórias nos Jogos Paralímpicos e Jogos Parapan-Americanos, que somam mais 19 medalhas para Neves.

Só no seu último Mundial, realizado em 2022, a atleta levou para casa quatro medalhas e ainda quebrou dois recordes históricos. Em 2022, Neves foi eleita Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming.

Com informações de Revista Marie Claire

source