Início » Para cada 5 carros vendidos em 2024, 1 será elétrico, segundo Agência Internacional de Energia 
Economia

Para cada 5 carros vendidos em 2024, 1 será elétrico, segundo Agência Internacional de Energia 

créditos: Scharfsinn86 / iStock

A demanda por carros eletrificados está em alta e pode chegar a 17 milhões de veículos em 2024; entenda mais sobre a democratização do acesso aos modelos

Os carros elétricos já fazem parte das ruas em todas as partes do mundo, e a inovação tende a crescer significativamente nos próximos anos, pois, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), 1 em cada 5 carros vendidos em 2024 será elétrico.

Um relatório da organização apurou que as vendas de eletrificados neste ano podem chegar a 17 milhões de veículos – o que representa uma alta de 3 milhões, em relação a 2023, quando também houve crescimento de 25% na comercialização, em comparação ao ano anterior.

Isso significa que a aquisição de veículos elétricos está em ascensão, e, segundo o estudo, as vendas foram concentradas nos maiores mercados de eletrificados: China, União Europeia e Estados Unidos, que alcançaram 60% das vendas em 2023.

Para 2024, a China deve liderar o setor com a venda de 10 milhões de carros elétricos, o que representa quase metade de todas as vendas de carros no país (45%), devido ao seu custo reduzido e ampla oferta. Já em relação aos EUA, a IEA projeta um crescimento de 20% na comercialização de eletrificados, comparado com 2023, atingindo cerca de 1,5 milhão de unidades.

Embora a maior parte da demanda esteja centrada nesses países, também houve uma ascensão dos mercados emergentes, como Vietnã e Tailândia, que obtiveram 15% e 10% do total de vendas, respectivamente.

A agência ressalta que esse resultado é um recorde, visto que em 2023 a venda de veículos eletrificados aumentou em 35% e atingiu 14 milhões de unidades comercializadas.

Essa alta deve impactar significativamente na demanda por petróleo, que tende a cair. A IEA afirma que a circulação de carros, ônibus, vans e outros veículos elétricos evitará o uso de 6 milhões de barris de óleo por dia até 2030, ultrapassando os 10 milhões em 2035.

A alta nas vendas de carros elétricos no Brasil

O mercado brasileiro também encontra-se competitivo na comercialização de eletrificados. No primeiro trimestre de 2024, as vendas desses modelos avançaram expressivamente em 39%, comparado ao mesmo período de 2023, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Somados os emplacamentos de todos os veículos eletrificados, o que inclui os modelos híbridos, a participação no mercado foi de apenas 7,5% entre os meses de janeiro e março deste ano.

Em 2023, as vendas do segmento alcançaram o recorde de 1.830 unidades em um único mês. Isso é resultado da ampla procura por esse tipo de automóvel e dos valores estarem cada vez mais atrativos. Já existem veículos seminovos ou usados, com sistema eletrificado, por menos de R$ 100 mil.

source