Início » Montadoras chinesas usam robôs humanoides na fabricação de carros; VEJA VÍDEO
Economia

Montadoras chinesas usam robôs humanoides na fabricação de carros; VEJA VÍDEO

Elon Musk, o visionário por trás da Tesla, tem sido bastante vocal sobre o Optimus, seu robô humanoide. Em resposta, concorrentes chineses estão adotando estratégias semelhantes para competir com o gigante americano.

Segundo informações da revista Época Negócios, a Dongfeng Motors, uma das maiores fabricantes de automóveis da China, está explorando a utilização de robôs humanoides em suas linhas de produção. Isso ocorre após a empresa firmar uma parceria com a Ubtech Robotics, uma proeminente empresa de robótica chinesa.

Um representante da Ubtech informou ao Business Insider que o “Walker S”, um robô operário, será empregado para aliviar os trabalhadores humanos de tarefas monótonas na linha de montagem. Os robôs serão responsáveis por inspecionar cintos de segurança e fechaduras de portas, realizar verificações de qualidade e montar eixos de carros.

A Nio, fabricante de veículos elétricos, também está experimentando a tecnologia da Ubtech. O Walker S está sendo testado como um “estagiário” na produção de carros. Um vídeo no canal do YouTube da Ubtech mostra o Walker S realizando verificações de qualidade, testando cintos de segurança e instalando o emblema de um carro.

Um porta-voz da Nio confirmou ao Business Insider que a empresa está ativamente explorando o uso de robôs humanoides em sua oficina de montagem em Hefei, na China.

A Ubtech afirma que o Walker S, que tem 1,7 metros de altura e é alimentado pela tecnologia de IA da gigante tecnológica chinesa Baidu, é capaz de perceber seu ambiente em tempo real e reconhecer objetos complexos.

source