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Economia

Casas Bahia registra prejuízo de R$ 1 bilhão no 4º trimestre de 2023; montante é seis vezes maior que o registrado em 2022

A Casas Bahia teve um prejuízo líquido de R$ 1 bilhão no último trimestre de 2023, conforme revelado em seus resultados financeiros anunciados nesta segunda-feira (25). Esse valor representa um aumento significativo em comparação com o prejuízo de R$ 163 milhões registrado no mesmo período de 2022.

Durante esse trimestre, a receita líquida da empresa atingiu R$ 7,4 bilhões, marcando uma queda de 11,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No acumulado do ano passado, a empresa apresentou um prejuízo líquido de R$ 2,6 bilhões. A receita líquida anual totalizou R$ 28,8 bilhões, uma redução de 4% em comparação com 2022, quando a empresa registrou um prejuízo líquido de R$ 324 milhões.

Durante a divulgação dos resultados, a empresa destacou que houve uma redução de 8.600 funcionários entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, além de uma diminuição de 42% no número de cargos de alta liderança.

Além disso, a Casas Bahia fechou 55 lojas durante o período, incluindo 17 no último trimestre de 2023, e reduziu seus estoques em R$ 1,2 bilhão.

Em relação aos canais de venda, a empresa observou uma queda de 12,4% na receita bruta das lojas físicas e de 20,8% nas vendas online.

Fundada em 1952 em São Caetano do Sul, no ABC paulista, pelo imigrante polonês Samuel Klein, a empresa optou, no ano passado, por retornar às suas raízes na tentativa de enfrentar a crise financeira em que se encontra.

“Nós estávamos gastando muito para sermos generalistas, tentando atrair clientes de outras categorias, como uísque, sendo que o nosso cliente de móveis e eletro já é muito fiel”, disse à Folha em setembro Renato Franklin, presidente do grupo Casas Bahia.

A Casas Bahia decidiu voltar a comprar e vender apenas móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Várias outras itens que estavam presentes no site da companhia —como artigos para festa, decoração, perfumaria e cosméticos, pet shop, alimentos e bebidas— deixaram de ser comprados e vendidos pela empresa. Eles continuam no site, mas apenas com a venda de terceiros, os “sellers”.

O grupo Casas Bahia é formado também pela rede Ponto, pelo site Extra.com, pela fabricante de móveis Bartira, pelo banco digital Banqi e pela empresa de logística Asaplog.

“A evolução das iniciativas do plano de transformação em 2023, ocorreu dentro do cronograma e, após reestruturações necessárias durante o exercício, esperamos colher benefícios de maneira gradual ao longo de 2024, o que nos deixará em posição fortalecida para crescermos de maneira estrutural a partir de 2025”, afirmou a empresa na apresentação dos resultados.

Com informações da Folha de SP

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