Início » Atraso no 13º salário do INSS: Entenda Como Isso Afeta 32 milhões de aposentados em 2024;
Economia

Atraso no 13º salário do INSS: Entenda Como Isso Afeta 32 milhões de aposentados em 2024;

Como já é rotina para milhões de aposentados e pensionistas no Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem o costume de fazer a antecipação do pagamento do 13º salário como forma de auxílio em momentos de grande necessidade. No entanto, a previsão para este ano de 2024, segundo o último calendário divulgado, aponta para a possibilidade de mais de 32 milhões de pessoas terem que esperar além do período habitual para receber essa parcela extra.

Quando o benefício normalmente é liberado?

Quem depende dos benefícios liberados pelo INSS sabe que há uma habitualidade na liberação do 13º salário. Tradicionalmente, os valores correspondentes a esta parcela extra são depositados nas contas bancárias dos beneficiários nos meses de maio e junho. Por exemplo, no ano que se passou, o INSS manteve a tradição e fez o adiantamento do pagamento deste beneficio conforme o previsto no calendário.

Leia Mais: Conheça as Maneiras de Ganhar Dinheiro Extra com Nubank: Dicas de Investimentos e Rendimentos

Quando os aposentados receberão o 13º em 2024?

No entanto, ao que tudo indica, no ano de 2024 a situação deve ser um pouco diferente do usual. Até agora, não há nenhuma previsão ou indício que aponte para a liberação antecipada desses recursos. Por consequência, tudo indica que aposentados e pensionistas terão que esperar os meses de agosto e novembro para que esse dinheiro seja liberado em suas contas.

É importante lembrar que, seguindo o calendário oficial do INSS, os valores costumam ser divididos em duas parcelas iguais. Justamente por isso, o pagamento acontece nesses dois meses distintos e costuma ser feito juntamente com o pagamento do benefício mensal.

Quais são as datas do pagamento do 13º salário do INSS 2024?

Com a intenção de esclarecer melhor como devem ser feitos esses pagamentos no ano de 2024, trouxemos mais informações sobre a previsão do calendário oficial. Segundo ele, os depósitos ocorrerão em agosto e novembro. Esses depósitos são organizados de acordo com o valor do beneficio e o número final da aposentadoria ou pensão do beneficiado.

A 1ª parcela, por exemplo, será depositada em agosto e dividida da seguinte maneira:

  • Para quem ganha um salário mínimo, o depósito será feito de acordo com o final do número do benefício, indo do dia 26 de agosto à 6 de setembro.
  • Já para quem ganha um valor superior ao salário mínimo, o pagamento seguirá uma outra divisão, com depósitos programados para ocorrer entre os dias 2 e 6 de setembro.
  • E a 2ª parcela será depositada em novembro e organizada de forma similar à primeira. Para os que recebem até um salário mínimo, o pagamento estará disponível do dia 25 de novembro a 6 de dezembro. Para aqueles que recebem acima do salário mínimo, o depósito será feito entre os dias 2 e 6 de dezembro.

Leia Mais: INSS Revela duas mudanças importantes no empréstimo consignado!

Como funciona o valor do 13º salário do INSS em 2024?

Vale ressaltar que o valor do 13º salário varia em função de quantos meses durante o ano o beneficiário recebeu o pagamento do INSS. Deste modo, para calcular o valor que será recebido é preciso considerar o valor do benefício mensal, dividir por 12 e multiplicar pela quantidade de meses em que o beneficiário esteve desfrutando do seu benefício. O resultado obtido será o valor do 13º salário em 2024.

Os cálculos e as datas podem variar, por isso é importante estar sempre atento a novas informações e possíveis atualizações a respeito do calendário de pagamento do INSS. Como se diz popularmente, quem avisa amigo é. E nós estamos aqui para proporcionar informações sempre corretas e atualizadas para o seu dia a dia.

source