Em julho do ano passado, a BYD oficializou seus investimentos com a intenção de adquirir o que sobrou da fábrica da Ford em Camaçari (BA). Já até foi posta a pedra fundamental em outubro de 2023. A chinesa prometeu um investimento de R$ 3 bilhões para ter capacidade de produzir 150 mil unidades por ano, iniciando as atividades até o começo de 2025.
No entanto, como os ativos da fábrica (prédio, maquinário e terreno) foram comercializados da Ford para o governo da Bahia, sua venda foi alvo de um processo de chamamento público, onde qualquer empresa poderia manifestar interesse. A BYD apenas foi a primeira a divulgar seu interesse e os plano para a planta.
Mas há uma companhia brasileira que promete criar uma disputa com a BYD. É a Lecar, do fundador Flávio Figueiredo Assis, que já participou do Motor1.com Podcast para explicar os planos da montadora nacional, começando pelo sedã Lecar Model 459. A empresa informou que entrou na campanha de chamamento pela fábrica e o governo da Bahia deu um prazo para que seja entregue o plano da Lecar para a ex-fábrica da Ford.
De acordo com Assis, o interesse inicial da Lecar era no maquinário da planta, como prensas e robôs. Mas, ao ver que toda a fábrica ainda estava tecnicamente disponível para compra, a empresa resolveu entrar no processo. “Fomos surpreendidos com a notícia que, apesar de todo marteking da compra, a ex-planta da Ford Camaçari ainda estava em processo de concessão e que poderíamos manifestar nosso interesse na exploração da fabrica”, informou o fundador da Lecar ao editor do Motor1.com Brasil, Leonardo Fortunatti
O edital de ocupação de áreas publicas da Bahia teria critérios claros para seleção do projeto mais vantajoso, regras posta no Decreto Estadual 21.196 de 28 de fevereiro de 2022, no seu artigo 9o. Entre eles estão:
- Volume de investimento
- Número de empregos diretos e indiretos
- Faturamento estimado
- Adensamento da cadeia produtiva
- Forma de atendimento e prazos de implantação e início da operação
- Metas de desempenho
- Padrões de qualidade e sustentabilidade ambiental
Assis e o protótipo do Lecar Model 459
A Lecar afirma que tem proposta clara de valorizar a industria nacional, produzir carros com fornecedores e tecnologias nacionais, contratar os funcionários demitidos com o fechamento da fabrica da Ford em prioridade, usar fornecedores locais e desenvolvimento de tecnologia nacional em parceria com grandes empresas como a Randon.
“Vou morar na Bahia para cuidar pessoalmente dessa operação, que será um grande desafio colocar para funcionar. A ex-fábrica da Ford Camaçari é a maior planta de fabricação de carros do Brasil e uma das maiores do mundo, com capacidade produtiva de mais de 400.000 carros ano”, afirmou Assis.
O carro elétrico nacional de R$ 100 mil da Lecar
Apesar de diversos aspectos do processo de compra ainda serem sigilosos por envolverem uma disputa comercial com a BYD, a Lecar afirma investirá “muito mais que os R$ 3 bilhões propostos pela BYD”. Assis, fundados da Lecar, foi além e ainda acrescentou que “iremos produzir muito mais que os 130.000 carros ano que divulga a BYD consequentemente iremos gerar mais empregos e 100% das vagas serão ocupadas por brasileiros e com prioridade pelas vitimas do fechamento da Ford no Brasil”.
Inicialmente, a produção da Lecar deve começar em Caxias do Sul (RS) com o Model 459. É um sedã elétrico que promete 400 km de autonomia e preço na faixa de R$ 280 mil. Para a fábrica de Camaçari, a empresa nacional tem planos mais ambiciosos, pois envolvem a produção de um modelo mais acessível e de maior volume.
Os planos da Lecar para a ex-fábrica são de produzir um hatch de quatro portas e cinco passageiros e motor 100% elétrico. Suas dimensões aproximadas são 3.950 mm de comprimento, 1.790mm de largura, 1.590mm de altura e 2.500 mm de entre-eixos. A altura em relação ao solo seria de 170mm e o modelo promete 300 km de autonomia. O número mais importante, porém, é que a empresa brasileira quer que o carro chegue com preço final ao consumidor de R$ 100.000.