O secretário-geral da ONU participa do Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Nesta quarta-feira, o discurso de António Guterres deve focalizar no tema “Colaboração para a Era Inteligente” que está no centro dos debates do evento.
As Nações Unidas ressaltaram que o pronunciamento terá como pontos-chave os progressos alcançados em frentes, incluindo saltos tecnológicos numa realidade de agravamento de vários problemas no mundo.
Melhorar a colaboração
António Guterres pretende mobilizar os líderes reunidos em Davos para colocarem rapidamente seus esforços coletivos e melhorem a colaboração para lidar com as ameaças da crise climática e da inteligência artificial desgovernada.
O chefe da ONU deve se encontrar com líderes governamentais e empresariais, setor privado e comunidade filantrópica. Os organizadores da reunião anual agendaram dezenas de eventos focados nos principais desafios globais e regionais.
Nesta terça-feira, Guterres promoveu o Pacto Digital Global após chegar a Davos e participar no Diálogo de Liderança sobre Tecnologias Digitais e Emergentes.
Promoção do progresso
O documento recém-adotado visa garantir que a tecnologia esteja em benefício de toda a humanidade, lidando com barreiras para minimizar os riscos, ao mesmo tempo em que se amplificam os benefícios.
Com o marco multilateral, as Nações Unidas defendem a promoção do progresso, da igualdade, da dignidade para todos os países e pessoas.
Ainda na quarta-feira, o secretário-geral participou de um jantar organizado pela aliança Investidores Globais para o Desenvolvimento Sustentável que apoia os países em desenvolvimento.